Nossa História

A Igreja Cristã Bíblica (ICB) é uma denominação evangélica de linha teológica reformada batista e não cessacionista oficialmente existente desde o dia 15 de janeiro de 2012. O início desta comunidade cristã deu-se com os estudos bíblicos às quartas-feiras à noite num prédio escolar localizado no bairro Maraponga à rua Hungria nº 800, na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará onde hoje funciona sua sede. Mobilizados pelo sola Scriptura (Somente à Escritura), princípio formal da Reforma Protestante do século XVI, os irmãos que compunham a reunião se uniram na busca de uma clara e submissa compreensão de “todo o conselho de Deus” (At 20.27).
     No ano de 2014 o trabalho da Cristã Bíblica chegou no município serrano de Aratuba, uns 120 km da capital Fortaleza por meio do curso da ETRA - Escola Teológica Reformada de Aratuba. Algum tempo depois a denominação adquiriu um terreno com 575m², onde hoje é um templo cujo primeiro culto deu-se em 24 de maio de 2015. A denominação desde sua fundação já possuía uma Confissão de Fé, Estatuto e um hinário para o louvor congregacional. No entanto em 2020 percebeu-se a necessidade não apenas de revisão e alterações da Confissão de Fé e do Estatuto, mas também da existência de um Diretório Eclesiástico que fornecesse orientação litúrgica bíblica acerca do culto, cerimônias e outros atos e reuniões realizados pela Igreja Cristã Bíblica tanto em Maraponga quanto em Aratuba. Esse Diretório Eclesiástico foi aprovado e promulgado junto com as alterações estatutárias e revisão da Confissão de Fé e Estatuto no ano 2022.
Com essas mudanças a ICB que dede suas origens já se baseava na Confissão Batista de 1689 (CFB 1689), tornou-se mais ainda ligada ao ramo protestantes dos antigos Batistas Particulares (reformados) tornando-se teologicamente aliancista credobatista e amilenista.
     E como somos uma igreja nova com raízes históricas antigas estamos em sintonia com as confissões protestantes reformadas. E por isso aceitamos “As Três Formas de Unidade” que são os padrões confessionais da igreja reformada que incluem a Confissão Belga (1561); o Catecismo de Heidelberg (1563) e os Cânones de Dort (1618-1619). O fato desses documentos serem pedobatistas não nos incomoda, afinal a CFB de 1689 que é credobatista usou a Confissão de Westminster (1646) e a Declaração de Savoy (1657) e mesmo assim não deixou de ser aliancista credobatista. E dos documentos protestantes mais recentes, aceitamos a Declaração de Chicago sobre a Inerrância da Bíblia (1978); e a Declaração de Denver (1988), em Massachusetts (EUA) sobre a diferenciação dos papéis de homens e mulheres na família e na igreja.
Consulte em Documentos ICB nossa Confissão de Fé, Estatuto da Igreja e Diretório Eclesiástico e conheça nossa maneira de pensar e agir em Cristo e por Cristo. E caso queira nos visitar, seja bem-vindo!

Autoridade da Bíblia

Assim como os reformadores acreditavam na infalibilidade e absoluta autoridade divina da Bíblia, nós da ICB igualmente cremos que o Sola Scriptura sustenta a igreja de Cristo.

Salvação pela Graça

A salvação é somente pela graça de Deus por meio apenas da fé na obra suficiente de Cristo realizada na cruz. E tudo isso é exclusivamente para a glória de Deus.

Somos Continuistas

Somos continuístas, ou seja, não somos cessacionistas e nem pentecostais. Diferente de ambos, cremos na atual manifestação dos dons espirituais em conformidade com a Escritura, sem as doutrinas da subsequência e da evidencia inicial.

ICB: UMA IGREJA BATISTA
REFORMADA

A CFB1689 ou Confissão de Fé Batista de 1689 foi elaborada em 1677 e oficialmente promulgada em 1689 por mais de 100 congregações batistas particulares (reformadas) em Londres. Era a confissão usada pelo Príncipe dos Pregadores, Charles Spurgeon. A Confissão de Fé da ICB desde sua origem baseia-se na CFB1689.